Gran Turismo 7 agora tem a pontuação de usuário mais baixa da Sony no site de médias críticas Metacritic, após um recente tempo de inatividade e as dezenas de opiniões negativas a adoção de Micro-Transações no jogo.
No momento que essa notícia foi escrita, o jogo tem uma pontuação de usuário de 2.2/10, o que parece colocá-lo abaixo de todos os jogos nos 27 anos de jogos publicados entre PlayStation Studios, Sony Interactive Entertainment, SCEA (Sony Computer Entertainment America), SCEE (Sony Computer Entertainment Europe) e SCEJ (Sony Computer Entertainment Japan) no Metacritic.
GT7 reivindica seu recorde indesejado de World of Warriors do PS4 (2.9), NBA 10 The Inside do PSP (3.0) e Cool Boarders 2001 no PSOne (3.3). No entanto, enquanto esses títulos têm poucas análises de usuários, o Gran Turismo 7 atualmente tem mais de 4,400.
A grande maioria das análises negativas de usuários do GT7 foram postadas durante e/ou após 17 de março, quando a desenvolvedora Polyphony Digital lançou um Patch controverso que reduziu os pagamentos das corridas do jogo, dificultando o desbloqueio de carros novos sem gastar dinheiro real em Micro-Transações.
O jogo também ficou offline por mais de 24 horas entre os dias 17 e 18, o que o tornou quase impossível de jogar devido a quantidade significativa de conteúdo que requer uma conexão com a internet para acessar. Mesmo antes do patch mais recente, a VGC informou que alguns dos carros do Gran Turismo 7 custam até 8 vezes o que custavam no Gran Turismo Sport, se comprados com dinheiro real.
Agora, uma nova análise do site de fãs GTPlanet sugere que o GT7 leva muito mais tempo para ganhar créditos do que seus antecessores recentes. De acordo com sua análise, os jogadores podem levar quase 20 horas de puro grind para ganhar o suficiente para comprar apenas um dos carros mais caros do jogo.
Compreensivelmente, a combinação de pagamentos lentos no jogo combinados com Micro-Transações caras levou a críticas generalizadas da comunidade do jogo.
Um apresentador de destaque, que apareceu em transmissões oficiais, condenou publicamente o que chamou de “quantidade estúpida de tempo” que leva para ganhar créditos no jogo. O tweet foi retwetado e curtido mais de 4,500 vezes, inclusive por jogadores profissionais de Gran Turismo.
Abordando a controvérsia das Micro-Transações em um comunicado na sexta-feira, o chefe da série, Kazunori Yamauchi, afirmou que a situação acabaria sendo resolvida com mais conteúdo a ser lançado em um ponto não especificado no futuro.
Gran Turismo 7 já está disponível em exclusivo para PS5 e PS4.