Game Overx

Análise do jogo Madden NFL 23


Análise do jogo Madden NFL 23

Thanks, Coach! A frase, que aparece em quase todos os menus e telas de carregamento de Madden NFL 23, mostra bem sobre o que é a edição desse ano do game de futebol americano da EA Sports. Um grande tributo ao homem que deu o seu nome à franquia: John Madden, lendário treinador e comentarista da Liga, que faleceu no final de 2021.

Desde a capa, nas três edições do jogo, até o conteúdo in-game. Há cartas dele como técnico para o seu time no MUT, animações mostrando a evolução da saga com cenas envolvendo Madden desde os primeiros passos e um jogo introdutório com grandes estrelas da história do futebol americano, temático com o nome do Coach Madden.



E se por um lado Madden NFL 23 é uma grande celebração ao passado e ao legado, também é um novo começo. A EA Sports aposta muito na tecnologia FieldSENSE, semelhante ao HyperMotion de FIFA, para trazer mais realismo ao jogo. Com uma série de atualizações nas movimentações e um sistema de passes reformulado, o gameplay tenta se aproximar ainda mais da vida real.

Fogo na bomba!

Essa referência é pra galera das antigas da NFL. Quem lembra de Ivan Zimmerman narrando com seu tradicional bordão em passes longos. Pois bem, Madden NFL 23 é fogo na bomba! Afinal, seu novo sistema de passes foi criado justamente para permitir mais jogadas espetaculares – e garantir que os recebedores, de fato, recebam as bolas nas melhores posições possíveis.

Análise do jogo Madden NFL 23


A adição de um conjunto robusto de opções personalizáveis faz com que as jogadas sejam bastante baseadas na habilidade e na precisão do jogador. Você pode escolher se quer focar na potência ou na precisão como base para os passes e, a partir daí, tem diferentes formas de lançar. Passe livre, passe mais lento, passes super rápidos, passes mais altos e longos…

Todos os detalhes estão disponíveis no deep-dive da EA Sports sobre a tecnologia FieldSENSE, mas o resumo é: a inovação é ótima e torna os jogos ainda mais imprevisíveis para as defesas – porém, é preciso treinar bastante para pegar o jeito. E, caso você não curta ou não se adapte, é possível voltar para o modo clássico de passar a bola.

Análise do jogo Madden NFL 23


Mas essa não é a única melhoria na jogabilidade. Há ainda duas grandes novidades: os cortes em 360 graus, com maior liberdade e explosão para quem carrega a bola, e o que a EA batizou de Hit Everything – uma nova física de última geração para as colisões. E muita gente acha que esse tipo de coisa é besteira, mas é visível a mudança.

Junto com o que foi chamado de Foundational Football, que são mudanças na base do jogo, para permitir um novo nível de equilíbrio na área defensiva, é possível notar claramente como tackles, disputas por interceptações e até a marcação individual nas corridas estão mais próximas do que se vê na realidade.

Análise do jogo Madden NFL 23


Vale citar também que a bola está mais viva, reagindo aos movimentos dos jogadores. Você verá mais bolas batendo em atletas, tendo suas trajetórias desviadas e, possivelmente, caindo no colo de outros. Seja para favorecer o ataque ou a defesa. As colisões também podem render bem mais fumbles ou passes incompletos – e, claro, faltas.

Atenção ao Playbook

O legal de Madden NFL 23 é que você pode usufruir dessas mudanças em uma grande variedade de modos de jogo. Se curte montar seu próprio time com cartas, desafios e jogos online, existe o Madden Ultimate Team. Para uma experiência de carreira, o Franchise Mode como GM/dono da franquia ou o Face of the Franchise criando um jogador. Mais arcade? The Yard e Superstar KO.

Análise do jogo Madden NFL 23


E todos eles têm novidades relevantes. Principalmente na Franquia, que foi alvo de protestos de fãs nos últimos anos. O período de Free Agency está mais completo do que nunca, com jogadores tendo motivações para irem para diferentes times, novos menus e muito mais. Há ainda um maior número de olheiros e informações, novo controle de teto salarial e melhorias na lógica.

No Face of the Franchise, o foco é a busca pelo rating 99. Com novos ângulos de câmera, narrativa com progressão, atividades secundárias e integração ao The Yard, a experiência fica mais divertida e completa. Tudo com participação de Chad Ochocinco como uma espécie de narrador do caminho até o famoso 99 Club.

Análise do jogo Madden NFL 23


No Ultimate Team, há novos desafios e maneiras de conseguir cartas especiais e os jogadores mais qualificados sem precisar gastar dinheiro real. Apesar disso, os MUT Points ainda são a principal maneira de conseguir um time forte. Com a Madden Edition, inclusive, o jogador ganha 4600 para gastar em pacotes e já criar um elenco de peso.

Para completar tudo isso, a apresentação mais autêntica da história. Nova aparência dos menus ao vídeo de introdução do jogo. Os jogadores estão mais reais, os cenários estão lindos, há takes mais bonitos dos estádios… Tudo com uma ótima narração e trilha sonora incrível. Pena que ainda sem localização para o português…

Madden NFL 23: vale a pena?

É possível que Madden NFL 23 seja o início de uma nova era na franquia. A introdução da nova tecnologia SenseFIELD modificou o gameplay. Ainda não é perfeito, especialmente por algumas falhas técnicas já bem conhecidas de quem joga todo ano, mas é um passo no caminho certo.

Análise do jogo Madden NFL 23


Mas é claro que nem tudo são flores. Há alguns glitches de jogadores in-game. O carregamento é extremamente lento para um game de PS5. Há travamentos que fazem com que o jogo tenha que ser fechado. E, para nós brasileiros, jogar online ainda é muito difícil pela falta de servidores.

Três problemas notáveis são: as defesas do CPU continuam super OP em níveis mais altos, as negociações na Franquia não são tão realistas e houve jogos de temporada da carreira que, do nada, viraram partidas de treino, sem narração, placar, etc. Esse último é bem esquisito.

Análise do jogo Madden NFL 23


Então dá para dizer que é um first down, bem no começo da investida. Ali na linha de 10 jardas do seu próprio campo. A descida vai continuar nesse ritmo? Só vamos saber em Madden NFL 24, mas por enquanto a torcida pode ficar esperançosa. As coisas estão parecendo promissoras.

Sim, Madden NFL 23 vale bastante para quem curte o esporte e os games da série. Contudo, não dá para deixar de falar do preço, né? A versão básica de PS5 custa R$ 338,90. Portanto, é muito compreensível se você quiser esperar uma promoção. Mais do que justo até.



10.0

Nota Recebida.



Curta a página da Game Overx no Facebook.


Noticias relacionadas!
Ultimas noticias!
Noticias relacionadas!
Ultimas noticias!
Feito a mão, mais feito com
Um cafezinho para Game Overx
Game Overx 2020 © 2022
Politica de Privacidade | Termos de Uso